Ixi…Quebrei!!!

09/01/2020 16 Por ultragusmao

Ixi…Quebrei

A Temporada de 2020 começa agora e a partir de agora também daremos início às quebras. São várias as provas do calendário de 2020 e é comum ver atletas não alcançarem seus resultados. Quando pergunto a algum atleta, e aí como foi na prova? A resposta por vezes é ixi…quebrei, deu ruim, não saiu do jeito que eu queria!

Mas o que devemos fazer para não quebrar durante uma prova e conseguir o resultado que desejamos? Por isso, este artigo é para comentar os cinco erros comuns que atletas cometem, que costumam estragar uma prova.

O primeiro erro é estar treinando para uma prova e se inscrever para uma outra prova com características totalmente diferentes do seu treinamento. Exemplo: Você está treinando no plano e resolve se inscrever numa prova de montanha. Determine que tipo de provas vai fazer ao longo do ano e treine especificamente para isso, sua chance de sucesso aumenta muito. Se for fazer provas de montanha, avalie as características do terreno, a altimetria, se a prova possui pontos de corte, os pontos de hidratação, isso te ajudará nos treinos e na prova.

O segundo é estabelecer metas fora da sua realidade. Seu resultado na prova vai ser condizente com o que você vem treinando. Se seus treinos apontam que você sua capacidade permite você correr os 10km para 40min. Estabelecer metas fora da realidade faz você começar a prova num ritmo muito forte, bem acima do que seu corpo está preparado para suportar e isso certamente fará você quebrar no meio da prova.

O terceiro é o excesso de ansiedade, um estado emocional que se apresenta normalmente quando não temos certeza de que alcançaremos a meta proposta contribuindo para que um atleta não alcance o resultado que deseja, pois essa ansiedade em excesso afeta o estado de concentração do atleta, interferindo na qualidade da atenção durante a prova, fazendo com que o atleta não perceba certos estímulos. Na grande maioria dos casos, essa ansiedade acaba consumindo grande parte da energia do atleta e esse consumo extra de energia pode ser um grande vilão em esportes como ultramaratonas. Às vezes vejo atletas muito bem treinados não atingirem suas metas pelo excesso de ansiedade. É por isso que devemos identificar como a ansiedade se manifesta em nós, e, assim, aprender a forma como podemos controlá-la.

O quarto erro é o atleta fazer algo diferente do que está acostumado na véspera da prova, seja testar um equipamento novo ou modificar sua alimentação. Isso pode comprometer muito a sua performance, sofrendo com bolhas, assaduras e problemas intestinais. Na véspera de uma prova procure manter seus padrões alimentares e não teste um equipamento novo isso te dará uma maior confiança e evitará problemas.

E, por último, o quinto erro é que grande parte dos atletas não se preocupa em montar sua estratégia e isso pode fazer você quebrar numa prova ou acabar a competição com aquela sensação de que poderia ter feito muito mais. Planejar estrategicamente sua prova é fundamental, saber se você vai manter um ritmo constante, se vai fazer a prova progressiva, buscando o split negativando ou se vai forçar nos primeiros kms para se posicionar e depois encaixar um ritmo adequado. Saber o que você vai fazer do início ao final de sua prova é um grande diferencial para quem busca resultado, mas para escolher a melhor estratégia é importante um autoconhecimento por parte do atleta e um alinhamento com seu treinador.

O ano está apenas começando e desejo para vocês um ano cheio de bons resultados! Tomara que essas dicas possam contribuir para minimizar as quebras, que apesar de normais nos esportes de endurance, podem ser evitadas com alguns cuidados e planejamento!