Quero fazer uma Ultraramaratona!!! E agora, por onde começar? Será que estou pronto?
Iniciei minha vida esportiva aos 6 anos de idade na cidade de Vila Velha/ES, no clube Atlético, e aos 9 anos já competia natação e jogava futsal como goleiro. Esses dois esportes que me acompanharam durante a minha infância, quando eu tive a felicidade de passar pelos grandes clubes da natação capixaba e ganhar alguns títulos nas categorias de base do futsal.
Aos 20 anos de idade resolvi me aventurar no triathlon e passei a competir nos campeonatos estaduais. Juntar as 3 modalidades é um grande desafio e isso me motivava a querer cada vez ir mais além. A dedicação diária aos treinos me deixava mais empolgado do que competir. Das 3 modalidades a que tinha mais facilidade era a natação, mas tinha dificuldades no ciclismo e na corrida. O ciclismo sempre foi um esporte caro e minhas condições financeiras não me possibilitavam investir nessa modalidade, por isso não tinha tanta paixão pelo ciclismo. Já a corrida me encantava cada vez mais!
Com os treinos sentia aptidão por longas distâncias, queria me aventurar testar os meus limites e isso me fez ir um pouco na contramão dos meus amigos triatletas que treinavam cada vez mais intervalados e eu ia aumentando meu volume de treino. A cada sessão de corrida percorria entre 14km a 16km e quando comentava com alguém era comum escutar a frase: “ Vai com calma, você vai se lesionar. ” O fato era que ficava muito mais quebrado com os treinos de tiro do que com os treinos longos.
Em 2001 entrei para equipe de Atletismo da Brasil Center, uma empresa de Telemarketing na qual trabalha, e assim, com a nova equipe, além dos triathlon comecei a participar das corridas de rua mais famosas do Brasil. Foi assim que despertou em mim o desejo de correr uma maratona, o que só foi acontecer em 2004 na Maratona de São Paulo, no aniversário de 10 anos da Morte de um grande ídolo do Esporte Nacional Ayrton Senna. Um grande dia, uma grande festa e uma Maratona concluída em 3:20h nada mal para um triatleta. Detalhe que em 2003 eu havia participado de 5 meias maratonas e 2 corridas de 30km.
Depois da Maratona pensei: agora posso fazer um IRONMAN! Passei então a me dedicar aos treinos para fazer o IRONMAN Brasil de Florianópolis em 2005. No mês de maio estava eu, de fato, lá na linha de largada juntamente com mais de 1.500 atletas. Depois de 11:19h de prova, eu me tornei um IRONMAN!!
Depois de completar o IRONMAN me senti um pouco vazio, pois já havia feito 2 Maratonas de São Paulo 2004/2005 e o IRONMAN Brasil em 2005, fiquei sem objetivos concretos no Esporte. Foi então que resolvi que era hora de fazer Faculdade de Educação Física, prestei vestibular e em agosto de 2005 iniciava a faculdade.
Em um domingo de 2006, assistindo ao programa Esporte Espetacular fiquei espantando quando vi o Triatleta Sérgio Cordeiro atravessar o Death Valley e completar a Badwater 217km. Pensava comigo mesmo, como pode alguém correr naquele calor de 56 graus? O ser humano realmente não tem limites… mal sabia que 7 anos depois eu estaria atravessando aquele mesmo deserto.
Mas o desejo de fazer uma ultramaratona veio quando vi uma reportagem sobre a 3ª Edição da Ultramaratona de 100km entre Cubatão e Santos em 2008. Depois dessa reportagem pensei: vou correr 100km, mas primeiro preciso completar 10 maratonas. Já havia feito 6 Maratonas duas em SP e três no RJ e a maratona do IRONMAN, a partir desse dia treinava para maratona e me via correndo os 100km.
Comecei minha corrida para fechar as dez Maratonas no final de 2009, na Maratona Cross Country de Búzios, esta foi a minha décima Maratona. Enfim, estava pronto para buscar meus 100km.
Em janeiro de 2010 já estava inscrito para a minha primeira Ultramaratona 62km, a Ultra 5 Pontões no município de Venda Nova do Imigrante, no Estado do Espirito Santo. Foi uma grande alegria completar a primeira ultramaratona e ver que meu corpo estava preparado para desafios maiores.
Para fazer uma ultramaratona a primeira coisa que você precisa ter em mente é o desejo de ser ultramaratonista, uma vontade de correr, mas uma vontade que não cabe dentro de você, que é mais forte que tudo. Se seu pensamento e seu espirito só desejam correr, correr, correr por horas e horas, você já deu o primeiro passo.
É muito comum ver pessoas começando a dizer que são muito lentas e por isso passaram a fazer ultramaratona. Você acha que correr uma ultramaratona de 100km em 6 a 7horas é ser lento?
Ponha uma coisa na cabeça, em qualquer corrida, de 100m a 1000km ganha sempre o mais rápido. Em todas as distâncias a velocidade será sempre o mais importante, então essa de querer ser ultramaratonista porque é lento, o que vai acontecer com você é ficar caminhando nas corridas e não correndo. Você será sim um ultramaratonista, mas estará longe de realmente testar seus limites!
O verdadeiro ultramaratonista é aquele que possui o espirito corredor, aquele que não se contenta em caminhar, ele quer correr, correr, correr, seja rápido, seja longe, o que ele quer é correr.
O segundo passo é criar uma boa base, não pule etapas, comece correndo as corridas menores, 5km e 10km, depois evolua para meias maratonas e maratonas. Tente fazer bem essas provas, só suba de nível quando estiver muito fácil o nível anterior. No meu caso, a minha primeira maratona foi no tempo de 3:20h, foram mitos anos tentando melhorar, tentando chegar num sub 3h, só quando avancei para as ultramaratonas, meu tempo na maratona já estava em 3:04h. Até hoje depois de 10 anos fazendo ultramaratonas ainda busco ser mais rápido, sempre tento melhorar meus tempos nas maratonas. Foi somente no ano passado que consegui o sonhado sub 3h com 2:58:07h na maratona de Porto Alegre.
O terceiro passo é o seguinte, se você vai fazer uma ultramaratona faça um planejamento. Um bom planejamento de treinamento é o melhor caminho para o sucesso na prova. Prefiro fazer ciclos de no mínimo 20 semanas antes de uma ultra, para alguns atletas experientes até 12 semanas se consegue um bom resultado. Menos que isso acho muito difícil, estou falando de pessoas que já possuem uma boa base.
Dependendo dos casos, o ciclo pode levar até mais de um ano de acordo com do tipo de ultramaratonista que a pessoa deseja ser, isso deve ser levado em consideração, pois para aqueles que não importam se vão ficar caminhando esse ciclo pode ser menor.
Agora sobre saber se está pronto, na verdade nós nunca iremos saber até colocar em prática tudo o que foi planejado. É um sentimento estranho que sempre me acompanha nas provas, uma questão que sempre vem a minha cabeça. Será que treinei o suficiente? O mais importante é confiar no seu treinador, realizar os treinos que foram planejados e ter confiança. Acreditar que você é capaz e se você é daqueles que possuem o espirito corredor, que não corre somente com as pernas, mas utiliza o coração e a alma ao seu favor. Nesse caso, você pode ter certeza que o sucesso é garantido. Acredite…sempre!!!
Sensacional Gusmão!! Inspirador! Eu acredito que o meu caminho será ultra, sou novo na corrida, é apenas meu terceiro ano. Mas é no treino longo que eu sinto uma maior energia, uma interação absurda com a natureza, com Deus.. é o momento em que eu realmente reflito e coloco muita coisa em ordem na minha vida. Gosto bastante de longas distâncias, apesar de não ter passado ainda de 30km nos meus longos. Um dia, acredito que conversaremos pessoalmente sobre o planejamento da minha primeira prova de ultra, este é o plano! Forte abraço e parabéns pela história, pela dedicação!!
Olá Maycon!!!
Que legal que sinta isso, também uso a corrida como forma de interagir com Deus. Me lembro de quando fazer os treinos de 30km eram sofridos.
Força campeão, com planejamento você conseguirá chegar no seu objetivo.
Grande Abraço!
Es justamente lo que motiva, mi deseo de conocer mis límites “corriendo” trato siempre de cumplir con mis entrenamientos apesar del cansacio porque tengo en la cabeza que sólo así en una competencia de ultra voy a poder correr la mayor cantidad de hora posible y que sólo camine para descansar!!
Siempre motivador!! Gracias!! Exitos!!
Os treinamentos são a base para aguentarmos os grandes desafios das Ultras!
Treinar com o corpo cansado é muito importante para suportar a fadiga.
Dicas anotadas 🙂
Valeu!!!